quinta-feira, 18 de maio de 2017

Tendências Contemporâneas da Literatura Portuguesa


Contexto histórico:

     A ação militar dos capitães que fez desabar 48 anos de regime fascista em Portugal, o salazarismo (1926-1974), é um dos pilares da compreensão da história contemporânea do país. O outro, que se deu em 1986, é a incorporação de Portugal à comunidade Econômica Europeia. Em 26 de abril de 1974, houve um levante de soldados animados pelas forças políticas comunistas e socialistas, que ganhou o nome de Revolução dos Cravos, graças às mulheres que distribuíram flores para os combatentes. 
     Embora tenha sido um golpe sem grande violência e sem lideranças carismáticas, ele alterou de forma radical as esculturas políticas e econômicas portuguesas, conseguindo forte adesão popular. Em 1976, com o primeiro governo constitucional chefiado pelo socialista Mário Soares, reafirmaram-se em Portugal as garantias de autonomia da Assembleia Constituinte e um sistema pluralista e formalmente democrático.
     Ocorre, assim, a consolidação de um velho projeto existente na nação, em permanente conflito com sua secular postura imperial e colonialista: a adesão portuguesa aos valores europeus - a liberdade e o respeito aos direitos individuais, que fundamentam as democracias ocidentais – que se impuseram em definitivo, distanciando o país para sempre da também velha, e já desgastada, vocação colonial.

Características (do modernismo à atualidade)


     Influência do Neorrealismo nordestino no Neorrealismo português.
     Influência da literatura brasileira nas literaturas africanas de expressão portuguesa.
     O Orfismo que constitui o primeiro movimento que podemos chamar de moderno em Portugal.

     Revista Orpheu, caracterizando-se pela reunião de alguns jovens de ideias vanguardistas.
Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro – eram profundamente inconformistas e colocavam a atividade artística acima de qualquer outro valor.
     Almada Negreiro – Ponte entre Orfismo e a Geração Presença - se preocupou sobretudo em manter e continuar o pensamento órfico, renovando-o na defesa do esteticismo.

     Nos anos 1940, o Neorrealismo negou a dimensão esteticista e metafísica do Presencismo, pregando uma literatura de caráter documental e marcada pelo engajamento nas questões político-sociais.
Essa tendência entrou em crise em razão da contribuição de novas pesquisas de linguagem, de caráter experimental, como o novo romance francês, o surrealismo e o concretismo brasileiro.
     Crise que renovou os caminhos não apenas do Neorrealismo, mas da prosa e da poesia portuguesas de maneira geral.
Na atualidade, ambas têm se alimentado de temas importantes da história recente do país, como a guerra colonial, o processo de independência da África portuguesa e a descoberta das literaturas africanas de expressão portuguesa – nova e fecunda fonte de renovação. 

Agustina Bessa-Luís (1922)


Biografia
     Pseudônimo literário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa. A escritora portuguesa viveu durante a infância e adolescência na região de Entre-Douro e Minho e depois em Coimbra até 1948. Casou em 1945 com Alberto de Oliveira Luís. A partir de 1948 fixou residência no Porto. Entre 1986 e 1987 foi Diretora do diário O Primeiro de Janeiro (Porto). Entre 1990 e 1993 assumiu a direção do Teatro Nacional de D. Maria II (Lisboa) e foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social.  Aos 81 anos, Agustina recebeu o Prêmio Camões, considerado o mais importante prêmio literário da língua portuguesa.
Temáticas
     Entre os temas fundamentais, podemos apontar a complexidade do ser humano que muitas vezes nos leva a julgar mal se nos baseamos apenas na aparência e nos gestos exteriores. Também é importante a temática do amor à terra e do apego à propriedade.



Algumas Obras:

Fenômeno de desfocagem


Casamento - é muito difícil conhecer uma pessoa com quem se vive muito próximo, porque há um fenômeno de desfocagem, porque se está tão próximo não há uma perspectiva para conhecer, só para amar.

O movimento produz calor


Eu admiro os grandes parados. Em geral são pessoas de grande perspicácia. O movimento produz calor, mas não aguça a inteligência.


O tempo da crise


Nós, as mulheres, o que nos faz amar um homem é aparentá-lo com tudo o que amamos - o tempo da crise, da puberdade, da gestação, do enigma; os primeiros rostos, as primeiras carícias, os primeiros medos.




Fonte: http://www.portaldaliteratura.com/
Publicado por: Luara Vasconcelos



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