OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Identificar o gênero dos poemas;
·
Compreender e interpretar o poema trabalhado;
·
Comparar os dois poemas e analisar o que há de
semelhante e diferente entre eles;
CRONOGRAMA
DOS TRABALHOS
- Tendo como base uma aula com duração de 50 minutos.
·
Apresentação
do poema “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo‘’ (5 min.)
·
Leitura
silenciosa do poema (5 min.)
·
Compreensão
e interpretação do poema de forma oral, tentando levantar assuntos que se
relacionem com o tema tratado no poema (10 min.)
·
Apresentação do poema “Esta Gente”, assim como
de sua autora, Sophia de Mello
Breyner Andresen (5 min.)
·
Leitura
silenciosa do poema (5 min.)
·
Leitura
expressiva dos poemas pelo professor e compreensão e interpretação do conto de
forma oral, destacando temas como “sociedade contemporânea” (10 min.)
·
Análise
oral e escrita dos poemas conforme as estruturas características do gênero
(estrutura, esquema rítmico, figuras de linguagem) (10 min.)
CONTEÚDOS
·
Leitura, análise e interpretação dos poemas “Para Atravessar Contigo o
Deserto do Mundo” e “Esta gente”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
· Época dos poemas.
·
Características da Literatura Contemporânea
Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo
Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei
Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso
Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo
Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento
-Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Livro Sexto'
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei
Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso
Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo
Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento
-Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Livro Sexto'
Esta Gente
Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco
Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis
Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre
Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome
E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada
Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo
- Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Geografia"
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco
Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis
Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre
Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome
E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada
Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo
- Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Geografia"
OPERACIONALIZAÇÃO
Composta pela apresentação dos poemas e por suas
compreensões e interpretações. Algumas questões orais deverão guiar a
discussão, tais como:
·
Quais são as principais características da
Literatura Contemporânea.
·
A importância da autora Sophia de Mello Breyner Andresen para a
Literatura Portuguesa.
·
Como é a estrutura dos poemas
·
Por que o poema “Esta Gente” diz “É a gente em quem
Um país ocupado”?
Um país ocupado”?
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Publicado por: Luara Vasconcelos
Olá, pessoal. Os poemas a serem trabalhados são bem interessantes. Só não entendi o querem dizer com "gêneros dos poemas" .
ResponderExcluirFeita a correção
ResponderExcluir**época dos poemas