domingo, 21 de maio de 2017

PLANO DE AULA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Identificar o gênero dos poemas;
·         Compreender e interpretar o poema trabalhado;
·         Comparar os dois poemas e analisar o que há de semelhante e diferente entre eles;

CRONOGRAMA DOS TRABALHOS

- Tendo como base uma aula com duração de 50 minutos.
·         Apresentação do poema “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo‘’ (5 min.)

·         Leitura silenciosa do poema (5 min.)  

                                                                                                  
·         Compreensão e interpretação do poema de forma oral, tentando levantar assuntos que se relacionem com o tema tratado no poema (10 min.)

·          Apresentação do poema “Esta Gente”, assim como de sua autora, Sophia de Mello Breyner Andresen (5 min.)


·         Leitura silenciosa do poema (5 min.)

·         Leitura expressiva dos poemas pelo professor e compreensão e interpretação do conto de forma oral, destacando temas como “sociedade contemporânea” (10 min.)


·         Análise oral e escrita dos poemas conforme as estruturas características do gênero (estrutura, esquema rítmico, figuras de linguagem) (10 min.)

CONTEÚDOS

·         Leitura, análise e interpretação dos poemas “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo” e “Esta gente”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
·         Época dos poemas.
·         Características da Literatura Contemporânea 

Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo

Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei

Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso

Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo

Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento

-Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Livro Sexto' 



Esta Gente

Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco

Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome

E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada

Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo

- Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Geografia" 


OPERACIONALIZAÇÃO


Composta pela apresentação dos poemas e por suas compreensões e interpretações. Algumas questões orais deverão guiar a discussão, tais como:
·         Quais são as principais características da Literatura Contemporânea.
·         A importância da autora Sophia de Mello Breyner Andresen para a Literatura Portuguesa.
·         Como é a estrutura dos poemas
·         Por que o poema “Esta Gente” diz “É a gente em quem
Um país ocupado”?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




Publicado por: Luara Vasconcelos

2 comentários:

  1. Olá, pessoal. Os poemas a serem trabalhados são bem interessantes. Só não entendi o querem dizer com "gêneros dos poemas" .

    ResponderExcluir