terça-feira, 11 de abril de 2017

TIC NA EDUCAÇÃO

TIC NA EDUCAÇÃO: A CULTURA DIGITAL NA ESCOLA E A ESCOLA NA CULTURA DIGITAL


 A disseminação de tecnologias móveis com conexão sem fio à Internet trouxe novas possibilidades de uso contínuo das TIC. O seu uso social por crianças e jovens vem provocando mudanças intensas e visíveis nos sentidos que eles atribuem às relações, à vida, à tecnologia e ao saber, intensificando o desenvolvimento do que se convencionou chamar de “cultura digital”.

 De forma a refletir sobre este novo cenário e apontar caminhos para a produção de dados internacionalmente comparáveis sobre TIC e educação, o Cetic.br apresentou em 2016 o documento Marco Referencial Metodológico para a Medição do Acesso e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, construído com o apoio do grupo de especialistas da pesquisa e de consultores da área. Segundo o documento, esta nova realidade se inscreve em um complexo processo de democratização dos usos sociais, culturais, econômicos e educacionais das tecnologias.

A disseminação dos dispositivos móveis (laptop, tablets, Ipad, smartphones, entre outros) com conexão à Internet amplia o potencial de acesso, criação e circulação da informação, interação, participação social e integração à educação formal, não formal e informal, acenando com novas possibilidades para a diminuição e, quiçá, a superação da exclusão digital. A escola também se encontra inserida nesse contexto.

A cultura digital, que afeta a vida dos alunos de todas as regiões do país e de todas as classes sociais, é transportada por eles para o ambiente escolar, transformando a maneira como interagem com os professores e como participam das atividades pedagógicas. Isso coloca em questão não somente as relações sociais dentro e fora da escola mas também os processos de ensino e aprendizagem: é preciso debater se as práticas pedagógicas estão preparadas para incorporar a tecnologia e como a escola pode fomentar o desenvolvimento da cultura digital dentro de seus muros. Não há dúvidas de que possibilitar o desenvolvimento dessa cultura digital na escola e sua prática na educação é um grande desafio para as políticas públicas.

A participação de gestores escolares, professores e alunos é essencial para que as práticas inerentes à cultura digital provoquem mudanças dentro das escolas. Outras organizações e segmentos da sociedade já aderiram de forma mais efetiva à essa cultura, enquanto nas organizações escolares essa realidade ainda deixa muito a desejar, explicitando o abismo que existe entre o mundo da criança fora da escola e as práticas enfatizadas nos sistemas educacionais.




Fonte: http://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2015/

Publicado por: Luara Vasconcelos.

Um comentário:

  1. Olá, pessoal. Passei por aqui para ver seu blog. Bom trabalho, continuem com as postagens. Abs

    ResponderExcluir