TIC NA EDUCAÇÃO: A CULTURA DIGITAL NA ESCOLA
E A ESCOLA NA CULTURA DIGITAL
A disseminação de tecnologias móveis com conexão sem fio à Internet trouxe novas
possibilidades de uso contínuo das TIC. O seu uso social por crianças e jovens vem
provocando mudanças intensas e visíveis nos sentidos que eles atribuem às relações, à vida,
à tecnologia e ao saber, intensificando o desenvolvimento do que se convencionou chamar
de “cultura digital”.
De forma a refletir sobre este novo cenário e apontar caminhos para a produção de dados
internacionalmente comparáveis sobre TIC e educação, o Cetic.br apresentou em 2016 o
documento Marco Referencial Metodológico para a Medição do Acesso e Uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, construído com o apoio do grupo de
especialistas da pesquisa e de consultores da área. Segundo o documento, esta nova realidade
se inscreve em um complexo processo de democratização dos usos sociais, culturais,
econômicos e educacionais das tecnologias.
A disseminação dos dispositivos móveis (laptop,
tablets, Ipad, smartphones, entre outros) com conexão à Internet amplia o potencial de acesso,
criação e circulação da informação, interação, participação social e integração à educação
formal, não formal e informal, acenando com novas possibilidades para a diminuição e, quiçá,
a superação da exclusão digital.
A escola também se encontra inserida nesse contexto.
A cultura digital, que afeta a vida dos
alunos de todas as regiões do país e de todas as classes sociais, é transportada por eles para
o ambiente escolar, transformando a maneira como interagem com os professores e como
participam das atividades pedagógicas. Isso coloca em questão não somente as relações sociais
dentro e fora da escola mas também os processos de ensino e aprendizagem: é preciso debater
se as práticas pedagógicas estão preparadas para incorporar a tecnologia e como a escola pode
fomentar o desenvolvimento da cultura digital dentro de seus muros.
Não há dúvidas de que possibilitar o desenvolvimento dessa cultura digital na escola e sua
prática na educação é um grande desafio para as políticas públicas.
A participação de gestores
escolares, professores e alunos é essencial para que as práticas inerentes à cultura digital
provoquem mudanças dentro das escolas. Outras organizações e segmentos da sociedade
já aderiram de forma mais efetiva à essa cultura, enquanto nas organizações escolares essa
realidade ainda deixa muito a desejar, explicitando o abismo que existe entre o mundo da
criança fora da escola e as práticas enfatizadas nos sistemas educacionais.
Fonte: http://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2015/
Publicado por: Luara Vasconcelos.
Olá, pessoal. Passei por aqui para ver seu blog. Bom trabalho, continuem com as postagens. Abs
ResponderExcluir